Thursday, November 4, 2010




Chaplin dança na Ópera de Leipzig





A Ópera de Leipzig estreou no passado dia 30 de Outubro de 2010 o espectáculo de bailado Chaplin, de Mario Schröder, com música de Charlie Chaplin, Benjamin Britten, Samuel Barber e Richard Wagner. Nesta nova versão do seu trabalho, o director do Ballett de Leipzig interroga-se sobre quem foi o homem por detrás do clown que conhecemos do cinema mudo, o vagabundo de bigode, chapéu de coco e bengalinha, que aos poucos foi tomando posição política e mostrando a sua visão do mundo do trabalho, das fábricas, greves e manifestações, do clown que desafiou o ditador e o fez parecer minúsculo. O empenhamento político de Chaplin levou a América conservadora a expulsá-lo do país na era McCarthy.
O bailado Chaplin mostra as várias estações da vida do actor e realizador, referindo sempre a sua actividade criativa e mostrando o artista que observa a realidade do seu tempo com olhos bem abertos e com grande sensibilidade. A compaixão de Chaplin pelos mais desfavorecidos e o seu sentido de justiça fazem dele um modelo de humanismo, a par com D. Quixote e Jesus de Nazaré.
A estreia contou com a presença da filha de Chaplin, a actriz Geraldine Chaplin, muito comovida com a homenagem assim prestada ao pai.
Chaplin, bailado de Mario Schröder
Dramaturgia de Thilo Reinhardt
Orquestra do Gewandhaus de Leipzig, dirigida por William Lacey
Guarda-roupa e cenários de Paul Zoller
Fonte, imagem e vídeo: página da Internet da Ópera de Leipzig