Wednesday, February 16, 2011


Berlin im Licht , Berlim Iluminada

- Festival Kurt Weill 2011 em Dessau



Berlin im Licht, Berlim Iluminada, é o título para a edição deste ano do Festival Kurt Weill em Dessau, que terá lugar de 25 de Fevereiro a 13 de Março, festejando o aniversário do compositor, nascido nesta cidade alemã a 2 de Março de 1900. Esta é já a 19ª edição deste Festival, organizada pela Sociedade de Kurt Weill, presidida por Thomas Markworth, e pelo Comissário do Festival Kurt Weill de Dessau, Michael Kaufmann (vd. vídeo publicitário do YouTube em baixo com os dois agentes culturais).

Em Setembro de 1928 as companhias de gás e electricidade de Berlim resolveram planear um festival de luzes de grandes dimensões na cidade, sob o mote "Berlin im Licht". Queriam com isto chamar a atenção para Berlim como grande metrópole moderna, depois da derrota na Primeira Grande Guerra em 1918. Este mote, que deu título a uma canção de Kurt Weill - à época já bem conhecido como compositor e como co-criador, com Bertolt Brecht, do teatro épico - (vd. vídeo do YouTube em baixo, com o Ensemble Modern e a voz de Heinz Karl Gruber), é hoje retomado para iniciar um ciclo em Dessau que irá continuar nos próximos anos, iluminando também outras cidades que foram importantes no percurso do compositor, Paris, em 2012, e Nova Iorque, em 2013.

Do longo e variado programa do Festival deste ano destaca-se a ópera de Kurt Weill Der Protagonist (O Protagonista), com texto de Georg Kaiser, que abrirá o Festival, e a comédia musical em dois actos de Kurt Weill segundo o livro de S. J. Perelman e F. Ogden Nash One Touch of Venus, ambas pela companhia Anhaltisches Theater Dessau.

Valerá a pena ir a Dessau, cidade natal de Kurt Weill, compositor clássico da modernidade, e mergulhar no mundo da República de Weimar e dos "Golden Twenties" na Alemanha. Valerá a pena pela música de Kurt Weill e também pela cidade de Dessau, que é Património Mundial da UNESCO, pelas casas da Escola de Bauhaus da autoria de Walter Gropius, Muche/Schlemmer e Kandinsky/Klee. Mas sobre isto talvez haja mais a contar numa próxima vez!