Saturday, June 27, 2015

Sessão de apresentação do livro "Português, meu amor", pelo Dr. Peter Koj, seguida de workshop de tradução



Aspeto do público da sessão


Realizou-se no dia 24 de junho de 2015, no curso de Tradução, uma sessão de apresentação do livro do Dr. Peter Koj Português, meu amor, com o Autor. Peter Koj é membro fundador e pertence à presidência da 

PORTUGIESISCH-HANSEATISCHE GESELLSCHAFT e.V.
Associação Luso-Hanseática.

Estudou Romanística e Anglística na Universidade de Hamburgo e foi professor da Escola Alemã de Lisboa de 1976 a 1983.  Neste período de 7 anos "apaixonou-se" pela língua e cultura portuguesas, daí o subtítulo do livro, "Annäherungen an eine spröde Schöne", aludindo às dificuldades na aprendizagem da língua portuguesa. 

Dificuldades essas que são tratadas ao longo do livro com profundo conhecimento da língua e cultura portuguesas, em pequenos capítulos que foram publicados ao longo dos anos por Peter Koj na revista Portugal Post, sobre aspetos da gramática, do vocabulário, e da cultura portuguesa. Peter Koj reflete sobre estes aspetos usando sempre uma perspetiva intercultural, mostrando uma grande ternura pela língua portuguesa e sentido de humor. 

Um livro que se recomenda a todos/as aqueles/as que, tal como o autor, têm uma relação de afeto com esta língua. O Dr. Peter Koj recebeu em 1996 o Prémio da Fundação Casa da Cultura da Língua Portuguesa da Universidade do Porto. 

À apresentação do livro seguiu-se um animado workshop de tradução com os alunos do curso e participantes na sessão, sobre um capítulo do livro que tinha sido preparado em casa e traduzido por dois alunos do curso.












Peter Koj, Ana Maria Delgado, Júlio Matias


Fotos de Irina Reschetnikow