Friday, December 3, 2010












Inauguração da exposição Fernão Mendes Pinto, Peregrinação - Deslumbramentos do Olhar em Leipzig



A exposição do Instituto Camões Fernão Mendes Pinto, Peregrinação - Deslumbramentos do Olhar foi inaugurada em Leipzig no passado dia 26 de Novembro, às 11.45 h, numa sala da Hochschule für Musik und Theater Felix Mendelssohn Bartholdy.
A exposição, que estará no átrio da Faculdade de Letras, GWZ (Geisteswissenschaftenzentrum), até ao dia 15 de Dezembro, foi concebida pela Profª Doutora Ana Paula Laborinho, Presidente do Instituto Camões, responsável pelo guião, textos introdutórios e selecção de passos inseridos da Peregrinação, e tem ilustrações de João Fazenda.
A inauguração contou com a presença do Senhor Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal em Berlim, Dr. Miguel Fialho de Brito, que falou aos presentes (cerca de 40 pessoas) sobre as viagens dos portugueses ao Oriente. A Doutora Christine Hundt e a Doutora Cornelia Döll saudaram os convidados e apresentaram o Programa de Português dentro do Instituto de Romanística da Universidade de Leipzig. A leitora do Instituto Camões, Doutora Ana Maria Delgado, deu as boas-vindas a todos, falando sobre a ligação da Senhora Presidente do IC ao Oriente e da estreia, neste evento, do grupo musical de estudantes de Português do Instituto de Romanística, os LusoNautas, que interpretaram primeiro uma canção portuguesa, Canção do Mar, de Frederico de Brito e Ferrer Trindade, e depois um tema brasileiro de Baden Powell e Vinicius de Moraes, O Astronauta.
A sessão contou ainda com a brilhante participação do compositor português Manuel Durão, que estuda Composição em Leipzig, e que interpretou ao piano uma peça da época da Peregrinação, com variações suas.
Presente esteve também a Profª Doutora Cornelia Sieber, especialista deste período da história e cultura portuguesa e lusófona.
A exposição seguirá em itinerância para outras cidades e universidades alemãs.
(Contamos poder, em breve, apresentar neste blogue um vídeo da actuação dos LusoNautas nesta inauguração)