Wednesday, December 22, 2010


Da Alemanha para o mundo

Já que nos tempos que correm o mundo está cada vez mais difícil de endireitar, Edgar Lange sabe exactamente o que quer: ele quer fazer o melhor possível em relação ao que mais imediatamente o rodeia. Os olhos iluminam-lhe o rosto e o sorriso abre-se, quando fala dos dois temas que lhe são mais caros, a família, em primeiro lugar - a companheira, Antje, e os dois filhos, Max e Eric, de 3 e 6 anos, e o projecto intitulado Mang'oto, na Tanzânia. É na Tanzânia que de momento se encontram todos, em Mang'oto, e é aí que vão passar o Natal. Regressarão à Alemanha e a Leipzig, onde ambos estudam, em Janeiro. Terão entretanto vivido mais dois meses em Mang'oto, onde Antje e Edgar fazem investigação para os estudos universitários, ela de Sociologia e Africanística, e ele de Português e Inglês. É já a terceira estadia de Edgar e Antje na Tanzânia; sozinho, é a sua sétima viagem a Mang'oto...
Edgar Lange foi editor e jornalista num jornal diário alemão, antes de começar a estudar na Universidade de Leipzig. Nesse período da sua vida, viajou muito, e visitou várias vezes o Brasil e Moçambique. E depois decidiu estudar. Escolheu Português, porque gostou das culturas de língua portuguesa que conheceu nesses países. Tem trabalhado enquanto estuda, e vê-se-lhe no rosto que é uma pessoa feliz: "Na minha família tenho o equilíbrio que gostaria que o mundo tivesse, igualdade de direitos e deveres no casal, justiça na distribuição de tarefas, deveres e direitos."
Edgar e Antje trabalham juntos, ela prepara o mestrado e ele a "Diplomarbeit". Ao mesmo tempo que fazem investigação, ajudam a população local, que conhecem bem de anteriores estadias. Digitalizam material local para as respectivas teses e os portáteis servem-lhes, na Tanzânia, de biblioteca ambulante, porque - e Edgar sublinha bem que sabe apreciar a sorte que têm - vão viver estes dois meses numa aldeia com electricidade, um autêntico luxo nas áreas rurais da Tanzânia. Nestas zonas utiliza-se predominantemente a energia hidroeléctrica, e não há electricidade no período seco.
A Tanzânia, informa ele, é um país independente desde 1961, a capital é Dodoma e o governo está sediado em Dar es Salaam. É na Tanzânia que fica a montanha de Kilimandjaro, com 5.895 metros. A língua oficial é o swaili, que ambos, Antje e Edgar, falam, mas os nativos de mais idade só falam inglês. Mang'oto, onde estão, fica a sudoeste de Dar es Salaam, bem no interior do país.
Contaremos muito em breve como é que Edgar Lange e a sua família foram ter da Alemanha a Mang'oto, no interior da Tanzânia.
(a continuar)