Thursday, April 14, 2011




Lichtes Dunkel - dunkles Licht


Exposição de pintura sobre Kafka em Görlitz





Se visitar a cidade mais oriental da Alemanha, nos arredores de Dresden, na Saxónia, não for suficientemente apelativo para si, há agora um motivo adicional para visitar Görlitz: uma exposição de pintura sobre Franz Kafka, por muitos considerado o "pai da literatura moderna". A exposição, intitulada Lichtes Dunkel - dunkles Licht (Sombra luminosa - Luz sombria), apresenta gravuras de Jürgen Kiecker, de Bernau, sobre textos de Kafka. Até 28 de Abril, a Annenkapelle de Görlitz tem o seu espaço preenchido com vários eventos culturais à volta desta exposição e da figura literária de Kafka.



Görlitz fica numa das margens do rio Neisse, que traça a fronteira da Alemanha com a Polónia - do outro lado do rio fica Zgorzelec, ou a Görlitz do Leste. As duas cidades vizinhas têm respectivamente 57 e 33 mil habitantes.


O filósofo e místico alemão Jakob Böhme, que viveu os seus últimos anos em Görlitz, e aí veio a morrer a 17 de Novembro de 1624, não é a personalidade mais misteriosa relacionada com Görlitz: o mistério maior envolve, desde 1995, o doador anónimo que, todos os anos, contribui com meio milhão de euros para a cidade. O dinheiro tem sido aplicado predominantemente no restauro de monumentos e, se decidir ir a Görlitz, poderá ver pelos seus próprios olhos e deliciar-se com o resultado.