Mahler nas alturas
De 17 a 29 de Maio festejam-se em Leipzig os 100 anos de aniversário da morte de Gustav Mahler. Em Leipzig estarão nestes 14 dias, em honra do compositor, as orquestras do Gewandhaus, do Concertgebouw, a London Symphony, a Mahler Chamber, a MDR Sinfonieorchester, a New York Philarmonic, a Sächsische Staatskapelle Dresden, a Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks, a Tonhalle-Orchester Zürich, e os Wiener Philarmoniker - ou seja, as melhores orquestras do mundo.
Os dois anos que Mahler viveu em Leipzig como segundo maestro foram decisivos no seu percurso criativo, já que foi nesta cidade que começou a escrita sinfónica. Com 26 anos quando chegou a Leipzig, estreou-se em 1886 com o Lohengrin de Wagner, dirigiu cerca de 140 representações no primeiro ano e mais de 200 no segundo. Após a estreia da sua versão da ópera Die drei Pintos de Carl Maria von Weber, compôs em Leipzig, em apenas seis semanas, a sua 1ª Sinfonia, e também aqui foram compostas muitas das canções do ciclo Wunderhornlieder, que mais tarde iriam ecoar nas Sinfonias.
Por ocasião deste Festival Internacional de Mahler, será lançado o volume Mahler in Leipzig, que poderá ser adquirido no Gewandhaus durante o Festival, ou encomendado ao Verlag Klaus-Jürgen Kamprad, para
Fonte: http://www.gewandhaus.de/
Podemos ouvir a apresentação do Festival por Riccardo Chailly, maestro titular do Gewandhaus de Leipzig: