Realizou-se a 10 de junho de 2014 na Casa Peter Weiss em Rostock um concerto do grupo musical português Lavoisier. Os Lavoisier, Patrícia Relvas e Roberto Afonso, deliciaram o público de jovens estudantes que enchia a bela sala da Casa da Cultura e Literatura Peter Weiss com as suas interpretações / performances, durante uma hora de espetáculo sempre emocionante e dois encores de música brasileira ("A Garota de Ipanema" e "O Pato").
O casal de jovens artistas tem vindo a desenvolver um projeto de trabalho à volta da música portuguesa do folclore nacional como recolhida por Fernando Lopes Graça e Michel Giacometti, tomando como mote para a sua interpretação o conceito de transformação de Anthoine de Lavoisier ("Na Natureza nada se perde, tudo se transforma") e de antropofagia do manifesto modernista brasileiro. Ouvi-los e vê-los atuar em palco é uma experiência única, sentindo como eles transformam, através da sua interpretação e versões, a música popular portuguesa já existente, ou os poemas de Pessoa, ou a música popular brasileira.
O evento foi uma iniciativa do Leitorado do Camões - Instituto para a Língua e Cooperação nas Universidades de Hamburgo e de Rostock, com a colaboração da Associação de Estudantes da Universidade de Rostock e de Christoph Behrens e da Casa de Cultura e Literatura Peter Weiss em Rostock, no âmbito dos festejos do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades. Os Lavoisier têm estado em digressão pela Europa (concertos em Berlim, Hamburgo, Heidelberg, Copenhaga, Duisburg, Amesterdão, Chemnitz, Düsseldorf).
Agradecemos em especial a Chris Behrens o seu empenho nesta iniciativa, e a belíssima sala na Casa Peter Weiss, onde o grupo e o público puderam apreciar condições acústicas raras.
Aqui ficam fotografias do animado convívio depois do evento no jardim da Casa Peter Weiss em Rostock:
Patrícia Relvas e Roberto Afonso com os organizadores do evento, Ana Maria Delgado e Christoph Behrens.