Dia da Língua Portuguesa 2016 no Centro de Língua Portuguesa - Instituto Camões da Universidade de Hamburgo, com a escritora Lídia Jorge
Lídia Jorge |
Teve lugar no dia 4 de maio de 2016, no Centro de Língua Portuguesa - Instituto Camões da Universidade de Hamburgo, o evento comemorativo do Dia da Língua Portuguesa 2016. Este ano o tema foi "história(s) e memória(s) da África Lusófona", glosando a frase da escritora Lídia Jorge no romance A Costa dos Murmúrios "Definitivamente, a verdade não é o real".
Convidada principal do evento, Lídia Jorge falou sobre a sua obra "Entre Lisboa e África - Livros de despedida, livros de chamada". A Profª Drª Sílvia Melo-Pfeifer (Universidade de Hamburgo) falou sobre o tema "Filha de retornados e a memória das memórias dos meus pais", e a Drª Luísa Coelho (leitora do Camões, ICL na Universidade Hamboldt de Berlim) falou sobre "O grito da tatuagem, silêncios que falam. Reflexões sobre a guerra colonial portuguesa".
Seguiu-se animada discussão com o público presente.
A sessão foi apresentada pela Senhora Cônsul Geral de Portugal em Hamburgo, Drª Luísa Pais Lowe, pelo Prof. Dr. Martin Neumann, e pela Drª Ana Maria Delgado, leitora do Camões, ICL na Universidade de Hamburgo.
À tarde foram apresentados os livros editados pela Drª Luísa Coelho Pontes por Construir e Encontros por Contar, sempre num ambiente festivo e de grande boa disposição.
Prof. Dr. Martin Neumann |
Drª Luísa Pais Lowe, Cônsul Geral de Portugal em Hamburgo |
Prof. Dr. Sílvia Melo-Pfeifer |
Drª Luísa Coelho |
Drª Ana Maria Delgado, Drª. Luísa Coelho, escritora Lídia Jorge, Prof. Dr. Sílvia Melo-Pfeifer, Prof. Dr. Martin Neumann |
Fotos: cortesia de Cristina Francisco
3 fotos da Senhora Cônsul: cortesia de Luanny Tiago