Tuesday, May 23, 2017

Ana Zanatti em périplo pela Alemanha em junho

Ana Zanatti, atriz de cinema, teatro e televisão, visitará em junho os leitorados do Camões I.P. nas Universidades de Mainz/Germersheim, Hamburgo e Humboldt de Berlim, onde fará sessões de leitura. 

Ana Zanatti iniciou a sua carreira no teatro e na televisão portuguesa nos anos 1960, e trabalhou com importantes realizadores portugueses do século XX: José Fonseca e Costa, Mário Barroso, Margarida Cardoso, entre outros. Em 2003 publicou o romance Os Sinais do Medo, e desde então já publicou oito livros (romances e contos infantis), para além de participar em coletâneas de contos. Em 2016 publicou o ensaio O Sexo Inútil, sobre o qual escreveu Viriato Soromenho-Marques no prefácio: "Trata-se, como se diria no século das Luzes, de um valioso contributo para a emancipação do espírito humano, para o alargamento das fronteiras do relacionamento exigente, cuidado e civilizado entre as pessoas, seja qual for a sua orientação sexual e género."

Ana Zanatti dedica-se a causas como a Condição Feminina, Defesa dos Direitos LGTB, Conservação dos Direitos Humanos e dos Animais, tendo recebido os Prémios Rede Ex Aequo em 2009 e o Prémio Arco-Íris em 2011.